DICAS DE SEGURANÇA
No banco:
- No dia dia não demore no interior de caixas eletrônicos. Planeje a operação desejada.
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas. Ande somente com o necessário.
- Tome cuidado com sua bolsa. Não retire dinheiro da carteira em público.
- Não empreste seu cartão, nem anote a senha da conta nele.
- No banco Evite conversar com pessoas estranhas na fila, dentro ou fora do banco, principalmente se o assunto for dinheiro.
- Caso tenha dificuldades em operar o caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário da agência devidamente identificado.
- Observe se as pessoas que estão atrás de você respeitam os limites das faixas que garantem a privacidade no uso dos caixas eletrônicos.
- Caixa eletrônico externo Antes de iniciar a transação, verifique se o local onde é inserido o cartão ou onde sai o dinheiro não possui nenhuma violação. Caso tenha, não insira seu cartão, pois pode ser um sinal de ações de quadrilhas especializadas.
- Se houver necessidade de realizar saques à noite, utilize terminais situados em locais iluminados e de maior movimento de pessoas.
- Procure sempre sacar seu dinheiro acompanhado de um familiar ou pessoa de confiança.
- Ao sair do banco Ao efetuar um saque, evite colocar o dinheiro ou a carteira em locais de fácil acesso (bolso traseiro, sacolas, etc.). Olhe para todos os lados e verifique se há pessoas observando ou seguindo você.
- Evite sacar grandes quantias em dinheiro. Caso seja mesmo necessário, entre em contato com o gerente e faça o saque em local seguro.
- Evite contar dinheiro em público. Somente faça pagamento em dinheiro quando os valores forem baixos.
Caso necessário, procure o segurança do banco, um policial militar ou ligue 190.
Com o celular:
- Sempre coloque uma senha de acesso principal de letras e numeros
- Instale aplicativo que rastreia seu aparelho celular para ajudar na localização
- Você está em um ambiente com muitas pessoas desconhecidas? Quem anda distraído pela rua, falando ao celular, torna-se alvo preferido dos ladrões. Fique atento às pessoas a sua volta.
- Celular no bolso de trás... jamais
Fui roubado e agora?
- Dificulte a ação dos criminosos, Registre um B.O. no sitewww.policiamilitar.sp.gov.br faça a solicitação do bloqueio do aparelho junto à operadora.
Para comerciantes e consumidores:
Cliente – ao chegar e sair...
- Verifique se os locais estão bem iluminados e movimentados.
- Verifique se o manobrista é funcionário do restaurante. Ao deixar seu carro com manobristas, não se esqueça de checar o interior do veículo e itens do porta-malas.
- Tenha cuidado na entrada e saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se aproximam ou saem do veículo estacionado.
Cliente – no interior do estabelecimento
- Ao se afastar da mesa, evite deixar objetos, tais como: celular, carteira ou outros objetos de valor.
- Evite deixar bolsas penduradas no encosto da cadeira, para não facilitar furtos.
- Preferencialmente, pague a conta com cartão de crédito ou débito e, ao fazê-lo, observe o procedimento do funcionário, tendo sempre cautela na inserção da senha, evitando que seja vista por outras pessoas.
Proprietário
- Ao instalar equipamentos de segurança, dê preferência aos que oferecem cobertura interna e externa e com capacidade de gravação.
- O sistema de monitoramento deve possuir uma ótima resolução de imagem e tempo adequado de gravação.
- Não comente sobre bens ou valores com funcionários ou clientes.
- Oriente aos funcionários para ficarem atentos a atitudes suspeitas ou comportamento potencialmente criminoso, acionando o telefone 190 da Polícia Militar, sempre que preciso.
- Evite manter quantias elevadas no caixa.
- Em caso de roubo, não reaja. Mantenha a calma, pois a vida é o maior bem a ser preservado
Nas compras:
- Evite aglomerações em ruas ou lojas.
- Procure fazer suas compras em dias e horários de menor movimento.
- Use roupas leves e confortáveis.
- Separe dinheiro em diferentes bolsos, preferencialmente em bolsos da frente
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas.
- Leve consigo somente cartões e cheques necessários.
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada.
- Evite retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento etc.
- Desconfie de empurrões ou esbarrões
- Não deixe a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada. Mantenha a atenção, nunca perca o contato visual.
- Não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras. Identifique-as com pulseiras.
- Cuidado no momento de efetuar o pagamento com cartões para evitar a clonagem. Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora
- Pague com cheque cruzado e nominal ou cartão, evitando assim, andar com quantias elevadas de dinheiro.
- Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões ou talões bancários.
- Tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam.
No aeroporto:
- Durante a espera do Check in, evite distrações, como, por exemplo, utilizar o celular. Ficar sempre atento desencoraja a ação dos criminosos e oportunistas.
- Na espera para o embarque, não se distraia e mantenha seus pertences próximos.
- Desconfie de pessoas circulando diversas vezes sem bagagem.
- Evite carregar muita bagagem. Bolsas, carteiras e bagagens de mão devem ser transportadas junto ao corpo, principalmente em áreas de aglomeração.
- Se precisar de estacionamento, utilize os credenciados. No desembarque fique atento à ação de "arrastadores" e opte sempre pelo transporte legalizado.
Em sua residência:
- Alguém bateu em sua porta fique atento:
Sempre examine as credenciais de qualquer funcionário e confirme os dados por telefone com a empresa responsável. Desconfie de pessoas que se apresentam para realizar serviços que você não solicitou. Não abra a porta para receber encomendas inesperadas (presentes, flores, malas diretas). Se for atender, tome todos os cuidados possíveis
- Colaboradores:
Somente contrate colaboradores com referências que possam ser confirmadas por pessoas de sua confiança. Faça uma verificação completa (endereço, referências profissionais anteriores).
- Pessoas estranhas:
Tenha a chave de sua casa em mãos antes de chegar à porta. Fique atento à presença de pessoas estranhas. Antes de entrare sarir de casa, procure se assegurar de que não há estranhos no seu jardim, quintal ou próximo ao portão Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da polícia. Conheça a localização dos postos policiais mais próximos Instrua seus familiares e empregados sobre como proceder em caso de perigo ou de visualização de pessoas em atitudes suspeitas nas imediações.
- Objeto de valor:
Não guarde valores em casa. Se preferir usar cofres em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização. Sempre que possível, instale mais de um cofre, de maneira que um deles fique em local distinto de seus aposentos particulares.
Em seu veículo:
- Evite deixar à vista no interior do veículo objetos que despertem a atenção de ladrões, como óculos de sol, mochilas, jaquetas, relógio, dinheiro, bolsas, presentes etc. Não dê carona a pessoas desconhecidas.
- Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas.
- Não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos, em caso de acidente ou alguém em dificuldades, acione a Polícia Militar.
- Se o seu veículo for furtado ou roubado, não reaja! Ligue para o telefone 190 imediatamente e forneça todas as informações possíveis, como as características dos assaltantes e do veículo e registre o Boletim de Ocorrência.
- Evite colocar em seu veículo adesivos e outros símbolos que possam identificar os locais que frequenta.
- Em via pública, procure estacionar em locais movimentados e bem iluminados. Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem o arrombamento e o furto, como alarmes e travas.
- Faça sempre a manutenção preventiva, evitando que seu veículo seja imobilizado na via por problema mecânico ou que venha a causar um acidente.
- Ao estacionar ou retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades.